Principais Movimentos Ambientalistas na década de 70


Movimento Chipko na India

Formado por mulheres, o grupo organizava abraços simbólicos em árvores para impedir sua derrubada por madeireiros. A abordagem desse grupo é caracterizada como resistência pacífica.


United Tasmania Group (UTG) na Australia
Conhecido como o primeiro partido verde do mundo a disputar as eleições, foi criado em março de 1972.
Greenpeace no Canadá
Fundada em 1971 por ecologistas, jornalistas e hippies a ONG afim de protestar contra os testes nucleares feitos pelos EUA na região do Alasca. 



People no Reino Unido
Primeiro partido verde da Europa.

“O homem e a Biosfera” (MaB)
Criado no ano de 1971 é um programa que promove uma série de estudos sobre os impactos e a interação do homem e o meio onde vive. O Brasil aderiu ao programa em 1974.


Programa das nações unidas para o meio ambiente. PNUMA (United Nations) Environment Programme, UNEP
 Criado em 1972, seu principal objetivo é coordenar ações internacionais de proteção ambiental e publicação de estudos em diferentes áreas de atuação.


Convenção para a proteção do Patrimônio mundial, cultural e natural.
Também conhecida com Recomendação de Paris, a convenção é um importante marco para a regulamentação de proteção do patrimônio cultural e natural das nações do mundo definindo, normatizando e estabelecendo parâmetros, diretrizes, conceitos essenciais do que deva ser definido como Patrimônio Mundial.

Livro: Gaia: A New look at life on earth (James Lovelock)
Lançado em 1979, o livro apresentou a “Hipótese Gaia”, onde a Terra é um sistema complexo em que seus organismos e seu ambiente físico evoluem sofrendo influencia mútua. Muito criticado no meio científico, se tornou posteriormente um dos principais pontos para o movimento ecológico.


Comentários